quinta-feira, 19 de março de 2009

Design é o Futuro!

Ai está! Passado mais um ano e esta continua a ser a perfeita definição de Design: Design é o Futuro! Sejamos realistas, esta brincadeira do "Design" é um vírus tramado: está em todo o lado, e não pára de se espalhar. 

É difícil dar uma definição concreta de "Design", afinal de contas, podíamos estar aqui dias a fio a arranjar palavras que definissem Design e ainda assim haveriam muitas mais. Do nosso ponto de vista, e sob uma base bastante resumida, o design é algo que complementa as necessidades humanas, no sentido em que o design oferece ás pessoas uma facilidade de utilização, visualização e compreensão das coisas. Ou seja, o design é a construção do melhor conforto aos utilizadores, é a construção da melhor utilidade dos objectos, é a construção da fácil visualização, compreensão e comunicação entre vários meios. O design surge, portanto, com a função principal de responder ás necessidades das pessoas e tudo o que nos rodeia.
O design hoje em dia está em todo o lado, desde a forma de um clister ao manual de instruções de uma aeronave da NASA, desde o anúncio da Durex ao rolo no cabelo da vizinha. O design cada vez mais surge como resposta ás dificuldades que vão aparecendo na nossa sociedade. Cabe-nos a nós, futuros Designers, fazermos a papinha a esta gente.

É bom deixar bem claro que as comuns afirmações de "isto tem bué Design", referentes a algo esteticamente apetecível, são caso para ofender um designer. Porque nem tudo o que é bonito para vocês significa que "tem bué Design"..

1 comentário:

  1. Lol essa nunca me vou esquecer! Mas o design para ser o futuro temos de o praticar bem no presente. Causa...efeito. :)

    ResponderEliminar