sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sou um artista ou um técnico?

Esta vai ser comprida...

Nos tempos em que frequentei a António Arroio, a componente manual no desenvolvimento de um projecto consistia em cerca de 90% do mesmo. Ora, nessa altura sem dúvida que o que faziamos era mais "Arte" do que Design. Ora querem ver?

1º - Quem é que daqui já usou um aerografo para fazer um degradê a simular uma garrafa de vidro com ecolines verdes? Pois...agora é so fazer um gradient e mandar imprimir não é?
2º - Quem é que daqui já fez um layout de uma página de uma revista em que cada letra, em cada linha tinha de ser decalcada para o papel através de Mecanormas? Pois...agora é so "teclar" que elas aparecem magicamente no ecrã e é só mandar imprimir...

Resumindo, e eu sou suspeito por tudo o que aprendi na António Arroio, para mim a componente artística do Design é parte ESSENCIAL no desenvolvimento de cada projecto.
Obviamente que isto não faz sentido para muitos, mas isso depende muito do background académico que cada um tem. Que dizem que o "design não tem de ser esteticamente bonito, tem de ser eficaz" e que "função sobre forma". Permitam-me que vos ilumine um pouco:
-Eu desenvolvo um projecto, a minha metodologia foi sempre correcta e ele resulta em algo que é funcional a 100% e nem sequer me preocupei minimamente que ele acabasse por ser bonito ou agradar às massas. OK eu fiz de facto design! Porém, inconscientemente, eu ao procurar esses 100% de funcionalidade acabei por arranjar soluções que me deram atributos esteticos ao meu objecto.
Eu dou um exemplo: o Lamborghini Murciélago. Quem o desenhou teve de ter em atenção questões de aerodinamica que afectaram directamente o atrito, o ruido e o consumo de combustivel que ele iria gerar. Ou seja, a preocupãção foi a melhor Função possível! Mas vejam o resultado! Um dos mais belos carros produzidos! A
O que eu estou a tentar dizer é simples: o design, o bom design aliás, é inevitavelmente Arte por consequência! Quer essa consequência seja encarada como uma mais-valia durante o projecto ou não...NÃO INTERESSA! Design tem Arte! E eu sou um designer artista!
Enjoy!

1 comentário:

  1. Isso mesmo

    tá ficando Fixe...

    falta pouco pra deixar isso tudo pronto..

    vai fundo com um pouco mais de você no BLog

    Parabéns

    Salomão

    ResponderEliminar